terça-feira, 30 de junho de 2015

DOM EDSON DE CASTRO TOMA POSSE COMO BISPO DA DIOCESE DE IGUATU

O acolhimento à comitiva vinda do Crato com Dom Edson de Castro Homem, no sábado dia 27, composta pelo Bispo do Crato  Dom Fernando Panico, Padre Márcio, ecônomo da Diocese, Padre Lázaro Augusto Luzno, administrador diocesano, Padre Antônio Leandro, cura da Catedral, e outros padres do clero do Rio de Janeiro e da nossa Diocese, ocorreu na praça Eleazar de Carvalho às 16h com a participação de caravanas vindas das várias paróquias de nossa Diocese, que foram recepcionadas pelas equipes de acolhimento e com grupo de música em trio elétrico, que animou os participantes, a banda de música municipal, os jornalistas locais dos vários meios de comunicação. Nesta ocasião o prefeito Aderilo Cântara entregou a chave da cidade ao novo bispo, juntamente ao prefeito se encontravam o deputado estadual Agenor Neto, a deputada estadual Miriam Sobreira, o senador da república José Pimentel recepcionaram o novo bispo de Iguatu.
Após esta calorosa acolhida a D. Edson de Castro Homem, seguiu em carro aberto pelas ruas da cidade: 27 de Novembro, Guilherme de Oliveira, 15 de Novembro, José de Alencar e 13 de Maio, chegando à Catedral de São José às 17h, dando início ao rito previsto no cerimonial dos bispos em que recepcionado na Porta principal da Catedral Diocesana dedicada a São José, pelos bispos presentes Sua Eminência Reverendíssima Dom Orani João Tempesta, Cardeal Arcebispo de São Sebastião no Rio de Janeiro; Sua Excelência Reverendíssima Dom José Antônio Aparecido Tosi, Arcebispo de Fortaleza, Excelência Reverendíssima Dom João José Costa, antecessor de Edson de Castro Homem e atual Arcebispo Coadjutor de Aracaju/SE, Dom José Mauro Ramalho de Alarcon e Santiago, primeiro bispo de Iguatu, hoje Bispo Emérito; Dom Ângelo Pignoli, Bispo Diocesano de Quixadá; Dom Antônio Roberto Cavuto, Bispo Diocesano de Itapipoca;  Dom Ailton Menegussi, Bispo Diocesano de Crateús; Dom Fernando Panico, Bispo Diocesano de Crato;  Dom José Haring, Bispo Diocesano de Limoeiro do Norte;  Dom Francisco Javier Hernandez, Bispo Diocesano de Tianguá;  Dom José Luiz Gomes de Vasconcelos, Administrador Apostólico de Sobral; Dom Manuel Edmilson da Cruz, Bispo Emérito de Limoeiro do Norte; Dom Pedro Cunha Cruz, Bispo Coadjutor eleito da Diocese de Campanha/MG; Dom Antônio Augusto Dias, Dom Roque Costa Souza, Dom Paulo César Costa, Dom Luiz Enrique – Bispos Auxiliares do Rio de Janeiro; Dom Roberto Lopes, Abade Emérito do Mosteiro de São Bento – Rio de Janeiro, o clero de Iguatu e de outras Dioceses presentes, como também pelos fiéis, já presentes à Catedral de São José. Após o beijar  ao Crucifixo e aspersão, Dom Edson dirigiu-se à Capela do Santíssimo, ladeado pelos demais Excelentíssimos e Reverendíssimos Arcebispos, Bispos e Padres para um momento de oração.
Logo após, deu-se início a procissão de entrada da Celebração Eucarística às vésperas da solenidade dos Apóstolos Pedro e Paulo que foi, inicialmente, presidida por Sua Excelência Reverendíssima Dom José Antônio Aparecido Tosi Marques, Arcebispo Metropolitano de Fortaleza até o momento de entregar o pastoreio da Diocese de Iguatu ao novo Bispo. A Celebração Eucarística foi concelebrada pelos bispos e clero e por Sua Eminência Reverendíssima Dom Orani João Tempesta, Cardeal Arcebispo de São Sebastião no Rio de Janeiro. Com os ritos iniciais Sua Excelência Reverendíssima Dom José Antônio Aparecido Tosi, solicitou a leitura do Decreto da Nunciatura Apostólica que autoriza o inicio do pastoreio do novo Bispo nomeado por Sua Santidade o Papa Francisco, como 4º Bispo Diocesano, Dom Edson  de Castro Homem. O Decreto foi lido pelo Revmo. Padre Anastácio Ferreira de Oliveira. Em seguida, Padre Lázaro Augusto Luzno Nogueira, em nome do Clero Diocesano de Iguatu, saudou o novo Bispo. Dom Edson de Castro Homem recebeu a manifestação de reverência e obediência feita pelos Presbíteros da Diocese de Iguatu. A solenidade teve prosseguimento com a Concelebração presidida pelo Excelentíssimo Dom Edson de Castro Homem, novo Bispo, que após a proclamação do Evangelho, dirigiu a primeira homilia aos seus diocesanos. Após a oração final foi entregue a palavra aos da sociedade civil: a Ilma. Sra. Mirian Sobreira que, em nome do Governador do Estado do Ceará, Camilo Santana, dirigiu as boas vindas ao novo pastor da Diocese de Iguatu. Igualmente dirigiu sua palavra, Excelentíssimo Sr. Prefeito Municipal de Iguatu, Aderilo Alcântara; em nome dos Leigos, proferiu a palavra Maria Louzanira de Oliveira, Coordenadora da Comissão Diocesana para o Laicato e, Irmão Edvaldo Ferreira de Lima, Marista, saudou o novo Bispo em nome da CRB, Núcleo Iguatu, Sua Eminência Dom Orani Cardeal Tempesta agradeceu o ministério de Dom Edson no Rio de Janeiro e pediu que Cristo o Bom Pastor o ilumine na nova missão em Iguatu, Dom José Aparecido Tosi, Presidente do Regional I da CNBB acolheu em nome dos demais Bispos do Regional e finalizou as colocações de boas vindas.

“...Dom Orani Tempesta e o arcebispo dom Aparecido Tosi destacaram a formação religiosa, a capacidade, o empenho, a simplicidade de dom Edson de Castro. “É um religioso muito preparado, que muito contribuirá para o desenvolvimento da diocese”, ressaltou Dom Orani Tempesta. “Ele está muito feliz com a nova função e com certeza vai agir com firmeza na doutrina”, disse o padre Wagner Toledo, do Rio de Janeiro. “Ele é simples, educado, preparado, próximo do povo”.
Dom Edson de Castro, por enquanto, preferiu agradecer a acolhida e mostrou-¬se surpreso com a caminhada da multidão ao lado do carro, numa distância de cerca de quatro quilômetros. “Deu vontade de sair também caminhando”, disse. Indagado sobre o que os diocesanos poderiam esperar do seu episcopado, respondeu: “O tempo dirá”. (*)

*diariocentrosul
Pascom Diocese de Iguatu

Fonte:http://www.diocesedeiguatu.org.br/diocese/item/3262-dom-edson-de-castro-toma-posse-como-bispo-da-diocese-de-iguatu

A Renovação Carismática Católica da Diocese de Iguatu saúda seu novo Pastor. Seja Bem vindo, Dom Edson !!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário