quarta-feira, 18 de abril de 2012

Festa de Pentecostes 2012




Uma Novena ordenada por Jesus e vivida com Maria, a mãe de Jesus! A Novena de Pentecostes deve ser fonte de renovação e fortalecimento para diversos momentos da nossa vida. Em 2012, quantas vezes você vai rezar "Vinde, Espírito Criador"?

Em sua última aparição aos discípulos, antes de sua Ascensão, ao dar suas instruções aos apóstolos que escolhera, Jesus lhes ordena que não se afastem de Jerusalém e que aguardem ali o cumprimento da Promessa do Pai. Eles retornam então para Jerusalém, adentram ao Cenáculo, sobem ao andar de cima onde costumavam ficar e ali permanecem por nove dias, até o dia de Pentecostes. Em Atos 1,14 lemos que "eles perseveravam unanimemente na oração, juntamente com as mulheres, entre elas Maria, mãe de Jesus, e os irmãos dele". Sabemos que a Promessa do Pai é o Espírito Santo e que a Igreja se manifesta ao mundo com o cumprimento desta Promessa, ou seja, a vinda do Espírito Santo sobre os apóstolos, Maria e algumas mulheres reunidos no Cenáculo, unânimes na oração. Eis aí a primeira Novena de Pentecostes! Por nove dias eles permaneceram reunidos no Cenáculo, da Ascensão a Pentecostes, em oração unânime!
Sabemos que para gerar uma vida nova, são necessários nove meses de gestação, da fecundação ao nascimento. Jesus anunciara a Vida Nova a seus discípulos e apóstolos e eis que com a vinda do Espírito Santo aqueles homens e mulheres ali reunidos unânimes em oração nasciam para uma vida nova, a Vida no Espírito de Deus! Passaram-se as coisas velhas (medo, tristeza, insegurança, divisões, competições): eis que tudo se fez novo, tinha início ali uma nova cultura, a Cultura de Pentecostes!

Essa mesma cultura vivenciada pelos apóstolos e nascida em Pentecostes, ainda hoje precisa ser semeada e difundida no mundo para que seja fecundada a "Civilização do Amor". Consciente dessa necessidade, a Renovação Carismática Católica do Brasil tem trabalhado para cumprir a missão de ser apóstola da efusão do Espírito Santo e, nos últimos anos, por meio do projeto Celebrando Pentecostes, tem incentivado de forma ardorosa os Grupos de Oração a realizarem a Novena de Pentecostes. Para tanto, a Editora da RCC nos oferece um material no qual estão organizados alguns textos para meditação sobre o Espírito Santo e também algumas orações no intuito de facilitar para nós a realização da Novena e também de nos colocar em unidade enquanto movimento eclesial.

Para alguns, a Novena já é uma realidade vivenciada no Grupo de Oração, nas casas de família ou uma devoção particular que traz muitos frutos e revigora a fé. Mas, para muitos, a proposta ainda é só um projeto "do Nacional", um livrinho de orações ou uma pregação em um evento da RCC.
Amados, assim como os apóstolos, no Cenáculo, desejavam ardentemente uma vida nova e o cumprimento da Promessa do Pai, também cada um de nós hoje deve ter o mesmo desejo. O Espírito Santo derramado em Pentecostes sobre os apóstolos reunidos, unânimes, em oração é exatamente o mesmo que se derrama hoje sobre nós e que Deus Pai deseja enviar abundantemente sobre o mundo todo em nossos dias, gerando assim homens novos e mulheres novas que voltem a viver a Cultura de Pentecostes.

Nossa Igreja na América Latina hoje é chamada a se colocar em estado permanente de Missão. Não podemos jamais esquecer que o Espírito Santo é o protagonista de toda evangelização e que sem sua presença e auxílio nada podemos fazer que gere frutos permanentes. Vemos muitas pessoas hoje em dia em nosso trabalho, nossas casas, nossos Grupos de Oração, e muitas vezes até mesmo nós, reclamando, murmurando, vivendo sem esperança, com medo do futuro, deprimidas e infelizes. Também vemos muitas almas se afastando de Deus e caindo no sofrimento. É hora de tomarmos posse deste inestimável tesouro que a Igreja nos oferece, através da Novena de Pentecostes e iniciarmos um verdadeiro levante de nossa Pátria e nosso Povo através da invocação unânime e perseverante do Espírito Santo.

Voltemos ao Cenáculo como Maria, os apóstolos e as demais mulheres que lá estavam em obediência a Jesus, aguardando a força do alto, o prometido do Pai. Desejamos um mundo novo, o retorno à Cultura de Pentecostes; e um mundo novo precisa ser formado por homens e mulheres novos, ser sonhado e desejado antes em nossos corações e gestado no Espírito Santo. Que tal iniciarmos este ano - que é único em nossas vidas, pois não podemos voltar aos anos passados e tão pouco adiantarmos os que ainda não vieram, portanto este é o ano que temos para viver - a Novena de Pentecostes em nosso Grupo de Oração? Temos Grupos de Oração todos os dias da semana no Brasil, podemos ter pessoas clamando pelo Espírito Santo diariamente, sonhando e desejando que Ele venha sobre a face da Terra renovar todas as coisas.

Sugiro que, como Carismáticos, possamos fazer da "Novena de Pentecostes" uma prática espiritual frequente em nossas vidas, independente de estarmos nos preparando para a celebração litúrgica de Pentecostes ou não. Podemos realizar a Novena de Pentecostes com os servos, antes de nossas principais atividades missionárias do Grupo, diocesanas, estaduais e nacionais. Que bênção não será se cada caravana que vai para o ENF ou a outro encontro nacional fizer a Novena de Pentecostes? E se os servos que irão trabalhar nestes eventos também fizerem a Novena de Pentecostes? Já imaginou se os filhos se reunirem para realizar a Novena de Pentecostes na intenção do casamento de seus pais e de sua família? Se os pais antes do nascimento de seus filhos também fizerem a Novena na intenção do filho esperado? Se por ocasião da celebração de aniversário de ordenação de seus Bispos e/ou Párocos os fiéis, mesmo que apenas alguns poucos, se reunirem ou cada um em suas casas fizerem a Novena em intenção da vida e vocação deles? Se os universitários começarem a fazer a Novena de Pentecostes na intenção de seus professores e reitores ao invés de só falarem mal deles? Se o pessoal do Ministério de Fé e Política motivar campanhas de oração com a Novena de Pentecostes sendo rezada nas cidades e estados na intenção de seus políticos (prefeito, vereadores, secretários municipais, deputados, governador, ministros...). Se todos juntos começarmos UNÂNIMES a clamar VEM, ESPÍRITO CRIADOR sobre tudo e sobre todos, com fervor e perseverança?

Começo aqui a imaginar a alegria do Espírito Santo sendo assim tão fervorosa e intensamente invocado, clamado e desejado por seu povo! Como Ele não passaria a agir muito mais entre nós, com o nosso clamor e nossa autorização; sim, porque Ele é um perfeito cavalheiro, não age sem nosso consentimento/autorização.
Que lindo o mundo sendo restaurado e recriado pelo Espírito Santo Criador, os corações sendo renovados, as mentes sendo iluminadas, o inimigo sendo repelido e os homens todos conhecendo o Pai e o Filho, no Espírito, amando-Os e rendendo-se ao Verdadeiro Amor!

Este é o ano de lançarmos nossas redes para a pesca, onde nos mandar o Senhor, é ano missionário. Os irmãos atingidos pelas nossas atividades de evangelização serão conduzidos para os Grupos de Oração e para nossas Paróquias e precisam encontrar ali um verdadeiro Cenáculo. Assim, não tardemos, permaneçamos unidos e perseverantes em unânime oração! Permitamos que o Espírito Santo gere em nós e a partir de nós um mundo novo, que vem do coração de Deus!
Vinde, Espírito Criador e renovai a face da Terra!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário