sexta-feira, 31 de julho de 2015

APROXIMADAMENTE 30 MIL FIÉIS PARTICIPARAM DO ENCERRAMENTO DOS FESTEJOS DE SENHORA SANT’ANA EM IGUATU

Um domingo especial para a comunidade católica de Iguatu, onde quase 30 mil fiéis, é o que informa a organização do evento, participaram da procissão e recepção da imagem de Senhora Sant’Ana.

As ruas da cidade foram tomadas pela multidão as 17h, horário que teve início a tão esperada procissão. Por onde passava o cordão humano era recepcionado pelos moradores que realizaram homenagens a padroeira com altares, pinturas, faixas, bandeiras e cartazes.
O silêncio era quebrado pelas orações que  eram entoadas pelos participantes da procissão e curiosos que olhavam nas calçadas e residências. Após quase duas horas de caminhada, a multidão finalmente chegou ao ponto de saída, o pátio externo da igreja Matriz de Senhora Sant’Ana e lá, recepcionaram os representantes da Diocese que ao lado da imagem original de Senhora Sant’Ana foram acolhidos pelos fiéis.

Com cantos, fogos, papéis os sacerdotes foram recebidos e passaram pelo povo até chegarem ao altar que foi montado. Homens, mulheres, idosos, jovens e até crianças disputavam a oportunidade de tocar no andor que conduzia a imagem que foi colocada em um ponto de destaque no altar.

Também foi apresentada aos fiéis uma imagem de Senhora Sant’Ana que ficará na parte externa do pátio da Igreja Matriz, uma placa foi descerrada onde naquele momento dava-se início a contagem regressiva para a comemoração dos 300 anos da chegada da imagem de Senhora Sant’Ana a Iguatu.

Fonte: http://www.diocesedeiguatu.org.br/diocese/item/3269-aproximadamente-30-mil-fieis-participaram-do-encerramento-dos-festejos-de-senhora-sant-ana-em-iguatu (Iguatu.net)

terça-feira, 28 de julho de 2015

PADRE EXPLICA O QUE É A IDEOLOGIA DE GÊNERO

Doutor em Teologia Moral, padre Mário dedica artigo à ideologia de gênero, assunto em destaque no Brasil devido à tentativa de inseri-lo em planos de educação

Padre Mário Marcelo destaca que o matrimônio e a família estão inscritos no projeto de Deus / Foto: ArquivoPadre Mário Marcelo Coelho,scj Doutor em Teologia Moral
Padre Mário Marcelo destaca que o matrimônio e a família estão inscritos no projeto de Deus / Foto: Arquivo Canção Nova

O que se entende por “ideologia de gênero?”
De acordo com alguns médicos e psiquiatras idealizadores da ideologia de gênero, sexo biológico, gênero, orientação e expressão, elementos que formam o comportamento sexual humano, não são opções divididas apenas entre o feminino e o masculino. São gradações e podem ser combinadas, dando origem a inúmeras possibilidades. O conceito de gênero é definido como “um sistema de papéis e relações entre o homem e a mulher, que não é determinado biologicamente, mas depende do contexto social, político e econômico. Assim como a sexualidade biológica é nata, assim o ‘gender’ é um produto resultante da educação”.
Quando a criança nasce, não deve ser considerada do sexo masculino ou sexo feminino; depois ela fará essa escolha. Essa é a chamada ‘Identidade de gênero’ ou ‘Ideologia de gênero’. A identidade sexual resulta do modo que a criança foi educada, por isso, às vezes, é diferente da sexualidade biológica. Um dos objetivos dessa ideologia é eliminar as diferenças sexuais entre o masculino e feminino, que são determinadas por diferenças biológicas entre homem e mulher. Inclusive, já existem escolas para crianças na Suécia e na Holanda, onde não se pode chamar o aluno de menino ou menina, chama-os apenas de crianças, porque eles devem decidir quando crescerem se serão homens ou mulheres, o que é antinatural.

O que nos ensina a Doutrina Católica?
O Papa Francisco afirma que “a ideologia de gênero é um erro da mente humana que provoca muita confusão. Portanto, a família está sendo atacada.” Em vez de reconhecer que Deus criou as pessoas como homens e mulheres, a ideologia afirma que (o ser homem e o ser mulher) são construtores sociais e que agora nós podemos decidir o que seremos.

A Doutrina Católica não pode ficar indiferente diante de uma ideologia que tem como objetivo atacar a família, o matrimônio, a maternidade, a paternidade, a moral na vida sexual e a vida pré-natal. Deus criou o homem e a mulher, as duas sexualidades distintas, mas iguais, instituiu o matrimônio e a família, bem como as leis que regulam a moral. Portanto, os cristãos devem defender a cultura que enfatiza e respeita as diferenças entre homens e mulheres e o valor da família.
O Papa Francisco afirma ainda que, “isso é colonização ideológica”, ou seja, “coloniza-se as pessoas com uma ideia que quer mudar uma mentalidade ou uma estrutura.” Nessa colonização, existe o plano para implantar a ideologia de gênero nas escolas através dos “Planos Municipais de Educação”.
Os Bispos católicos do Estado de São Paulo (Regional Sul 1 da CNBB) declaram que, “as consequências da introdução dessa ideologia na prática pedagógica das escolas contradiz frontalmente a configuração antropológica de família, transmitida há milênios em todas as culturas. Isso submeteria as crianças e os jovens a um processo de esvaziamento de valores cultivados na família, fundamento insubstituível para a construção da sociedade. Diante dessa grave ameaça aos valores da família, esperamos dos governantes do Legislativo e Executivo uma tomada de posição que garanta para as novas gerações uma escola que promova a família, tal como a entendem a Constituição Federal (artigo 226) e a tradição cristã, que moldou a cultura brasileira.

Fonte:http://noticias.cancaonova.com/padre-explica-o-que-e-a-ideologia-de-genero/

domingo, 26 de julho de 2015

MISSÃO MARAJÓ: SETE ANOS PROMOVENDO A CULTURA DE PENTECOSTES

alt

A missão Marajó iniciou suas atividades, sete anos atrás, atendendo ao chamado missionário que a Igreja faz a todas as pessoas. Com a bondade e abertura de coração dos missionários da RCC, a missão foi crescendo. No início eram apenas quatro pessoas que se disponibilizaram a se doar nas terras marajoaras e, desde então, mais de 40 missionários passaram por uma ou duas Casas de Missão.
Com o tempo e os trabalhos ali empregados foram gerando os primeiros frutos. Crianças começaram a buscar mais a Deus e a terem melhores condições de vida.
Maria Aparecida Martins, missionária por quatro anos na missão, conta que neste tempo em que esteve diretamente atuando no Marajó o Senhor trabalhou muito em seu interior e que antes mesmo de tocar aquelas pessoas, Cristo já mexia em seu coração. “Nós somos chamados a amar aquele povo”, diz a missionária que ainda ressalta que a convivência com os missionários a fez crescer espiritualmente e como pessoa.
Artesanato, promoção social, evangelização através da rádio e espiritualidade são apenas algumas das ações que são trabalhadas pela missão Marajó, que atua em Breves e Afuá.
Nestes sete anos foram vividas muitas experiências e toda a Renovação Carismática Católica do Brasil se alegra por tudo que a missão tem proporcionado. A RCC agradece a todos os colaboradores que tem ajudado a missão ao longo desses anos e pede que continue colaborando, pois há muito para ser feito. Também expressa sua gratidão a todos os missionários que já passaram por essas casas e com o amor e dedicação puderam levar a face de Deus aos que mais necessitam. Que o Espírito Santo esteja sempre iluminando os passos de cada um e que o Senhor continue abençoando esta missão tão bela!
Se você deseja colaborar com a missão Marajó entre em contato pelo telefone (12) 3151-4155 ou pelo e-mail missao.adm@rccbrasil.org.br. Seja um colaborador ou missionário RCCBRASIL que leva Cristo pelas águas que banham o território marajoara. 
Fonte: http://www.rccbrasil.org.br/projetos/index.php/artigos/385-missao-marajo-sete-anos-promovendo-a-cultura-de-pentecostes-

segunda-feira, 20 de julho de 2015

GRUPO DE ORAÇÃO É IMPLANTADO NA CÂMARA DOS DEPUTADOS, EM BRASÍLIA

alt

Quarta-feira, às 8h30. Esse é o dia e horário em que se reúne, na Câmara dos Deputados, em Brasília um novo Grupo de Oração. Denominado Beata Elena Guerra, a iniciativa é do deputado federal Diego Garcia, eleito pelo PHS do Paraná, em parceria com  membros da Renovação Carismática Católica da capital e do Estado do Paraná, além de outros parlamentares.
A implantação do primeiro Grupo de Oração na casa legislativa foi marcada por uma missa, presidida pelo bispo auxiliar da Arquidiocese de Brasília, Dom José Aparecido. A celebração ocorreu na quarta-feira (27) e enviou em missão os servos que irão conduzir o novo grupo.
Diego Garcia faz parte do Ministério de Pregação da RCC e conta que a iniciativa foi considerada ousada por muitas pessoas, entretanto, seu desejo é fazer do Congresso um lugar onde Deus habita, com ações pautadas pela fé: “Desde o início, este sonho esteve no meu coração e no coração dos membros do Ministério de Fé e Política", destacou o parlamentar.
Para o coordenador estadual do Ministério de Fé e Política da RCC do Paraná, Reinaldo Batista, o Grupo de Oração é um grande projeto de Deus. “Pedimos a oração de todas as pessoas ligadas ao movimento da RCC para que o Espírito Santo guie o nosso representante nessa missão”, frisou.
Fonte: http://www.rccbrasil.org.br/institucional/index.php/artigos/1049-grupo-de-oracao-e-implantado-na-camara-dos-deputados-em-brasilia

ESCOLA NACIONAL DE FORMAÇÃO PARA FORMADORES DO MINISTÉRIO DE PREGAÇÃO

alt

Dos dias 15 a 19 de julho, na cidade de Brasília, no Distrito Federal, aconteceu a Escola Nacional de Formação para Formadores do Ministério de Pregação. Reuniram-se formadores de todos os estados do Brasil.
A Escola Nacional tem por objetivo formar pessoas para multiplicar e fazer chegar a todas as realidades a formação oferecida pelo Ministério. Através desta formação, será possível preparar pregadores que ministrem a palavra com eficácia e clareza nos grupos de oração. Todos os participantes do encontro foram indicados pelos respectivos coordenadores estaduais do ministério.
A coordenadora nacional do Ministério, Beatriz Vargas, destacou a unidade com a qual foi organizada esta escola. Ela conta que o trabalho desenvolvido é uma etapa a mais do que já vem sendo desenvolvido há alguns anos. Esse trabalho de continuidade, segundo Beatriz, pode ser representado pela presença dos dois ex-coordenadores nacionais da Pregação, Lázaro Praxedes e Dercides Pires.
alt

Fonte: http://www.rccbrasil.org.br/

terça-feira, 14 de julho de 2015

ENCOM REÚNE COMUNICADORES DE TODO O BRASIL

encom03

A Renovação Carismática Católica do Brasil promoveu, de 3 a 5 de julho, o primeiro Encontro Nacional para comunicadores de Grupos de Oração, EnCom, realizado no Espaço Anhanguera (SP). O objetivo foi marcar um novo tempo do Ministério de Comunicação Social (MCS) para a RCC em todo o Brasil, tirando a visão de um ministério “fazedor de coisas” para um ministério que assume a Comunicação, não apenas como pessoas que dominam um conjunto de técnicas e tecnologias, mas como um ministério de pessoas com carisma para exercer a Comunicação enquanto missão e mandato urgente da Igreja: Ide! (Mc 16, 15). Na ocasião foi apresentada a música que fala da missão do comunicador, “Tempo do Amor”, produzida especialmente para o Ministério da Comunicação, com autoria da comunicadora de Grupo de Oração, da Arquidiocese de Palmas/TO, Coração do Pai, a coordenadora estadual do Ministério da RCC TO e também ministra de música da Missão Sacramento, Ana Mariana Araújo.

Um dia depois do EnCom, o coordenador nacional do MCS, Airton Rocha, recebeu  testemunhos em ligações, whatsapp e e-mails, relatando o que foi o EnCom para os comunicadores que participaram.
“Agora somos comunicadores conscientes de nosso chamado, conhecedores de nosso carisma, líderes fortificados e cientes de sua capacidade e missão. Agora temos um direcionamento novo e claro, abençoado e ensinado pela Igreja e pela presidência da RCC Brasil. Nesse encontro pudemos ouvir, ver e viver como irmãos, nos unirmos para nos aprofundar no carisma e na missão. Podemos afirmar que o Espírito Santo colocou uma grande luz em nosso serviço”, declara o coordenador nacional do MCS, Airton Rocha.
O encontro teve como pregadores a Presidente da RCCBRASIL, Katia Roldi Zavaris, o presidente da RCC de Santa Catarina, Adriano José Mendes, o diretor espiritual do MCS da RCCBRASIL, o também jornalista João Paulo Veloso (TO), além dos membros do núcleo nacional do Ministério de Comunicação, o coordenador nacional, Airton Rocha e o coordenador nacional da Comissão de Formação do MCS, Jersey Simon (RJ). O ciclo da Comunicação no Grupo de Oração, lição primária que todo o comunicador de Grupo precisa conhecer e aplicar, foi apresentado pelo diocesano do MCS de Palmeira dos Índios (AL), Márcio Queiroz; os coordenadores estaduais do MCS da Bahia, Robson Freitas; MCS da Paraíba, Giancarlo Souza; MCS do Maranhão, Virgínia Diniz e MCS do Paraná, Deniz Harmel.
#EnCom – um novo tempo para a Comunicação da RCC, no Brasil
alt
Saindo da tradicional abordagem dos encontros de Comunicação, com momentos de oficinas nas áreas utilizadas pelos comunicadores, como técnicas de fotografia, produção de textos e vídeos, o Ministério de Comunicação optou por um encontro voltado para reflexões, cuja principal foi sobre a importância de assumir o MCS como o Ministério que perpassa todos os demais da RCC Brasil e responsável por unir todas as instâncias e esferas, uma vez que é o Ministério da Comunicação, que produz vínculos de unidade. Por isso, entre as formações, estavam as reflexões sobre: o Carisma da Comunicação, encontro pessoal com Deus, Comunicação Social na Igreja do Brasil, a missão do Ministério de Comunicação Social no Grupo de Oração e ciclo da Comunicação nos grupos.
Um dos momentos importantes foi a participação da Presidente da RCCBRASIL, Katia Zavaris e da equipe do Escritório Nacional da RCCBRASIL. Na ocasião foi apresentada a equipe, os missionários que trabalham no Departamento de Comunicação do Escritório e os projetos da RCC do Brasil, que precisam do empenho dos comunicadores para que cheguem a todo o país. A apresentação foi feita pelo coordenador do Departamento de Comunicação do Escritório, Jorge Corrêa e pela gerente do Escritório Nacional, Rita Albino. Ela apresentou o projeto “Nossa Vida em Missão” e falou da importância do envolvimento do MCS para disseminar as ações da RCCBRASIL e ajudar a manter vivas as obras sociais e de evangelização do movimento.
Durante o EnCom aconteceu uma reunião com todos os coordenadores do MCS estaduais presentes e líderes do ministério, para tratar sobre a produção e lançamento da apostila de formação básica do MCS, que será lançada no Encontro Nacional de Formação (ENF), em janeiro de 2016. “Nós precisamos dar prioridade para que as apostilas sejam aplicadas, a partir de 2016, em todos os estados!”, enfatizou o coordenador da Comissão de Formação do MCS Brasil, Jersey Simon, que está à frente do projeto de produção de todo o material do ministério.
No Ceará
Por todo o estado o Ministério de Comunicação tem se mobilizado na implantação do MCS em todas as dioceses e incentivando a cada Grupo de Oração ter o seu comunicador. Formações, encontros diocesanos e até um encontro estadual anual são as metas do ministério, que em dois anos cresceu 80% em número de ministeriados no estado. Para conhecer mais sobre o ministério, entre em contato com a coordenação estadual através do contato@rccceara.org ou inscreva-se no site: http://rccceara.org/comunicadores/
Fonte: Ministério de Comunicação Social RCCBRASIL
http://rccceara.org/2015/07/14/encom-reune-comunicadores-de-todo-o-brasil/

quinta-feira, 9 de julho de 2015

CONGRESSO ESTADUAL TEM PÚBLICO RECORDE E HOMENAGEIA MONSENHOR JONAS ABIB

No ano da celebração dos 40 anos da Renovação Carismática Católica no Ceará, o Congresso Estadual recebe público recorde de todas as edições do evento. Foram mais de 3 mil participantes por dia, advindos das 9 dioceses do estado e de diversas comunidades católicas e grupos de oração de Fortaleza.
cong01edit
Dentro das homenagens a tantos nomes que fizeram parte da história da RCC como Padre Caetano Telisse, Padre Philipe Prevost, Padre Eduardo Doughert, Horácio Dídimo e outros, está Monsenhor Jonas Abib, um dos maiores incentivadores da RCC no Brasil e também em todo o Ceará. Monsenhor Jonas mandou uma mensagem para todos os participantes do Congresso e esteve representado pela Coordenadora da Canção Nova Fortaleza, Neca.
Veja a mensagem na íntegra:

Fonte: http://rccceara.org/2015/07/09/congresso-estadual-tem-publico-recorde-e-homenageia-monsenhor-jonas-abib/

UM CONGRESSO QUE GERA TESTEMUNHO DE UNIDADE

cong02
No último final de semana a Renovação Carismática de todo o Estado do Ceará viveu o Congresso Estadual. O evento foi o ponto alto das comemorações de 40 anos da RCC em nosso estado e foi marcado pela presença massiva de todas as dioceses do estado, além do Arcebispo Dom José Antônio, da Presidente Nacional da RCC, Kátia Zavaris e outras ilustres presenças, que marcaram e marcam a história da RCC no Ceará.
Pelas redes sociais, diversos coordenadores diocesanos e de ministérios se manifestaram acerca do Congresso. Padre Leandro (Tianguá) agradeceu ao presente de um sacerdote poder viver a intimidade do Espírito Santo.  Já Abenaide, Coordenadora da Diocese de Limoeiro, agradeceu por fazer parte desta história e pelo ‘sim’ e perseverança de cada um.
Para Iolanda, Coordenadora da Diocese de Quixadá, só temos a agradecer a Deus. “Foi uma ocasião maravilhosa de unidade, renovação do vigor no ‘sim’ ao Senhor e de escuta da vontade de Deus para nós!” – finalizou Iolanda. Para Luciano, Coordenador da Diocese de Sobral, Deus fez um novo povo para um tempo novo.
Presente no Congresso e fazendo a pregação do tema do encontro, a Coordenadora Nacional da RCC, Katia Zavaris, disse que foi uma festa digna dos 40 anos da RCC no Ceará. “Foi uma festa linda e profunda. Eu vi uma Renovação Carismática vigorosa no Ceará. Uma verdadeira família!” – comentou Katia. O Congresso continua nas dioceses e nas vivências em cada Grupo de Oração, que deverá vivenciar a unidade e as moções proclamadas no encontro e construir passo a passo os próximos 40 anos.

Fonte:http://rccceara.org/2015/07/09/um-congresso-que-gera-testemunho-de-unidade/

terça-feira, 7 de julho de 2015

“CONHECEMOS COISAS DE DEUS QUE O MUNDO NÃO CONHECE, PORQUE DEUS NOS ABRIU OS OLHOS DA ALMA”, FALA DOM JOSÉ A MEMBROS DA RCC EM CONGRESSO

congresso_40-anos-da-rcc 
O Congresso Estadual da Renovação Carismática Católica – RCC teve como último pregador o arcebispo de Fortaleza Dom José Antonio que presidiu a celebração eucarística. Na homilia Dom José  saudou os “filhos desta graça” e entusiasmou a todos com suas palavras de gratidão a Deus e incentivo à propagação desta graça através da evangelização.
“Existe uma forma divina de compreender a vontade de Deus. Jesus precisa ser conhecido não só com os olhos da carne mas com a visão interior porque Ele não é apenas um grande profeta, mas o próprio Deus”, explica Dom José. “Conhecemos coisas de Deus que o mundo não conhece, porque Deus nos abriu os olhos da alma. Talvez fizemos a experiência de ser católico apenas por tradição, não suficiente para enfrentar as realidades profundas da vida com suas dificuldades. Mas Deus nos deu a conhecer com profundidade seu Filho”.
O arcebispo fez uma advertência a partir da Liturgia da Palavra do dia: “não podemos nos assoberbar, como diz o Apóstolo Paulo. A fragilidade humana não nos deixa, ela mesma, nos acompanha para dizer-nos  que tudo existente  de bom em  nós é graça de Deus. Não é nosso merecimento. É graça de Deus conhecer Jesus com os olhos espirituais”.

40 anos de sangue e água

“Celebrar 40 anos da existência da RCC significa recordar e agradecer a experiência de Deus na vida de tantas pessoas que através desta graça puderam viver a vida cristã de um modo novo”, disse.
O momento mais tocante do ensinamento do arcebispo se deu quando ele explicou o significado das bodas de rubi. “Eu fiz ano passado bodas de rubi de padre e fui estudar o significado. O rubi é uma pedra que possui muito simbolismo. Ela é cor de sangue, mas olhando bem pra ela tem reflexos de água. Água e sangue. Sangue e água. Lembra o quê? Estes 40 anos da RCC no Ceará  significam que assim  como Jesus  derramou  sangue e  água na cruz assim também nós somos chamados a derramar- nos até a ultima gota por amor a Jesus. Sangue e água que devem sair de nós para saciar o mundo”.
“O sangue e água saíram do coração de Jesus quando Ele foi ferido pela lança do soldado.  Muitas vezes contagiaremos o mundo quando somos feridos pela lança e continuamos a amar. Assim seremos como Jesus que na cruz entrega o Espírito“, conclui o arcebispo.
Vanderlúcio Souza – Seminarista da Arquidiocese de Fortaleza
        

segunda-feira, 6 de julho de 2015

PAPA SOBRE A RCC: “É UMA CORRENTE DE GRAÇAS”

 
O Santo Padre encontrou, na tarde desta sexta-feira (04/07), na Praça São Pedro, no Vaticano, mais de 30 mil membros da Renovação Carismática, que se reúnem para a sua 38ª Convocação. Tratou-se de um encontro de oração e cantos, espiritualidade e evangelização, que contou com a presença de representantes das Comunidades Cristãs de todo o mundo.
Ao chegar à Praça São Pedro, muito ovacionado, o Santo Padre deu continuação ao encontro, com uma oração ecumênica espontânea, junto com os milhares de Carismáticos e de Representantes de algumas Confissões Religiosas: 
“Pai, enviai-nos o Espírito Santo, para que nos ensine tudo aquilo que Jesus nos transmitiu; dai-nos a memória daquilo que ele nos disse; enviai-nos o Espírito Santo, que Jesus nos prometeu. Ele nos guiará rumo à unidade. Senhor Jesus, vós pedistes para todos nós a graça da unidade, nesta Igreja que é vossa e não nossa e que a história dividiu. Jesus, ajudai-nos a caminhar rumo à unidade ou a uma diversidade reconciliada. Senhor, vós cumpris sempre o que prometestes. Dai a unidade  todos os cristãos”.
A seguir, após ouvir os testemunhos e experiências de alguns membros do Movimento Carismático, o Bispo de Roma passou ao seu discurso, ao qual, como sempre, fez acréscimos espontâneos.
O único insubstituível na Igreja, frisou o Papa, é o Espírito Santo; o único Senhor é Jesus! As divisões entre os cristãos, portanto, são um contra testemunho: “A unidade dos cristãos è obra do Espírito Santo e devemos rezar juntos. É um ecumenismo espiritual, um ecumenismo de oração”.
Por outro lado, disse o Pontífice, a realidade atual e os nossos mártires nos unem em um único “ecumenismo de sangue”, recordando os 23 egípcios que foram decapitados, há poucos meses, em uma praia da Líbia: “Se o inimigo nos une na morte, quem somos nós para dividir-nos na vida?”
Depois, referindo-se às palavras do Cardeal Léon-Joseph Suenens, grande promotor, protetor e incentivador da Renovação  Carismática, que a definiu o Movimento como “fluxo de graça”, o Papa exortou a agir: “O rio deve perder-se no oceano; se parar, se corrompe”. Da mesma forma, se esta corrente de graça não acabar no oceano de Deus, se torna obra do maligno, o “pai da mentira”.
No entanto, o Papa afirmou que foi um grande erro chamar a Renovação Carismática como “Movimento”, porque ela não tem um fundador, mas inclui uma grande variedade de realidades:
“É uma corrente de graças, um sopro renovado do Espírito a todos os membros da Igreja, leigos, religiosos, sacerdotes e bispos. É um desafio para todos nós. Ninguém faz parte da Renovação, mas ela faz parte de nós, com o pacto de que aceitemos a graça que nos oferece”.
Esta obra soberana do Espírito, destacou o Papa, suscitou homens e mulheres renovados na Igreja; depois de terem recebido a graça no Batismo, no Espírito, deram vida a associações, comunidades ecumênicas, escolas de formação e de evangelização, congregações religiosas, comunidade de ajuda aos pobres e necessitados.
No entanto, explicou o Santo Padre, também na Igreja seria conveniente que “todos os serviços prestados tenham um vencimento no tempo”. Neste sentido, convidou os presentes a investir “nas relações artesanais diárias” e não “nos grandes encontros” que, muitas vezes são passageiros.
Por fim, antes de conceder sua Bênção Apostólica aos milhares de Carismáticos, presentes na Praça São Pedro, o Bispo de Roma exortou a tomar em mãos a Bíblia e, com a Palavra de Deus, irem pelo mundo pregar a Boa Nova que Jesus nos deixou: “Preguem aos pobres, marginalizados, cegos, enfermos, encarcerados e a todos os homens e mulheres. Que o Senhor os acompanhe nesta missão, sempre com o Evangelho no bolso e a Bíblia na mão”. 
Fonte: Rádio Vaticano

quinta-feira, 2 de julho de 2015

MOYSÉS AZEVEDO SERÁ UM DOS PREGADORES DO CONGRESSO DA RCC CEARÁ

Moysés Azevedo, Fundador e Moderador da Comunidade Católica Shalom, confirmou presença no Congresso Estadual da Renovação Carismática Católica do Ceará, que acontece de 03 a 05 de julho no Ginásio Paulo Sarasate em Fortaleza.
Moysés Azevedo com Papa João Paulo II - Arquivo Shalom
Moysés Azevedo com Papa João Paulo II – Arquivo Shalom
Nascido em 4 de novembro de 1959, em Fortaleza, foi educado em ambiente católico e, muito cedo, passou a liderar grupos de oração para jovens. Em 1976, teve forte experiência com o amor de Deus a partir do contato com a Renovação Carismática Católica e fez parte do grande crescimento dela por todo o estado.
Em 1980, foi escolhido pelo arcebispo de Fortaleza à época, Dom Aloísio Lorscheider, para oferecer um presente ao Papa João Paulo II, em nome da juventude da Arquidiocese. Orou pedindo a Deus um presente digno do Santo Padre e decidiu-se por escrever uma carta ofertando sua vida na evangelização dos jovens.
Moysés e Emmir Nogueira - 1985 - Fonte: Arquivo Shalom
Moysés e Emmir Nogueira – 1985 – Fonte: Arquivo Shalom
Em 9 de julho de 1982, exatamente dois anos após o encontro com o pontífice, nascia a Comunidade Católica Shalom.
Foi convocado pela Santa Sé para participar, em Roma, dos sínodos sobre a Eucaristia, em 2005, e sobre a Palavra de Deus, em 2008. Participou, em 2007, da V Conferência Episcopal da América Latina em Aparecida, como representante dos movimentos eclesiais e novas comunidades do continente.
É característico de sua pregação o transbordar do amor inflamado por Deus e incansável pela evangelização dos homens, em especial dos jovens. Reside em Aquiraz, na Diaconia, onde exerce o governo geral da Comunidade Shalom, no serviço à Igreja e à humanidade.
Shalom
A Comunidade que nasceu da Experiência com a Renovação Carismática, recebe em 1998, do então arcebispo de Fortaleza, Dom Cláudio Hummes, o decreto de reconhecimento canônico do Shalom, em nível diocesano. O Reconhecimento Pontifício é decretado em 2007, pelo Pontifício Conselho para os Leigos, órgão ligado à Santa Sé, que aprova, ainda, os Estatutos em caráter experimental. Em 22 de fevereiro de 2012, com o fim do período ad experimentum, a Santa Sé confirma o reconhecimento da Comunidade Católica Shalom como associação privada internacional de fiéis e aprova definitivamente seus Estatutos.
Fonte: http://rccceara.org/2015/07/02/moyses-azevedo-sera-um-dos-pregadores-do-congresso-estadual-da-rcc-ceara/

quarta-feira, 1 de julho de 2015

RCC PREPARA EQUIPES DE SERVIÇO PARA O CONGRESSO ESTADUAL

Ministro-da-Sagrada-Comunhão
#VemProCongresso e sirva conosco! O Congresso Estadual acontece no próximo final de semana no Ginásio Paulo Sarasate em Fortaleza e as equipes seguem os preparativos para o momento histórico. Serão acolhidos Ministros de Eucaristia de todo o estado para servirem nas celebrações durante o Congresso. Aqueles que ainda quiserem fazer parte da equipe, precisam entrar em contato com Elieudo (Ministério de Seminaristas) e Marluce (Min. de Intercessão) para confirmar presença.

O Congresso Estadual é o ponto alto das celebrações dos 40 anos da Renovação Carismática Católica no Estado do Ceará e contará com a presença de Dom Rosalvo, bispo auxiliar de Fortaleza e Dom José Antônio, Arcebispo Metropolitano de Fortaleza. Vários Sacerdotes já confirmaram presença nesta grande festa da unidade, sendo que aqueles que ainda não confirmaram podem também entrar em contato com a Equipe de Liturgia.
Para o momento, diversas outras equipes já estão trabalhando e se preparando para o serviço, como o Ministério de Comunicação, que terá na equipe servos de 5 dioceses diferentes. O Ministério Universidades Renovadas prepara um momento surpresa para o Congresso e o Ministério Jovem uma acolhida especial para todos os presentes.
Serviço
Congresso Estadual da RCC Ceará
De 03 a 05 de julho
Gin. Paulo Sarasate – Fortaleza
Contato para confirmação: (88) 9907 8183 (Elieudo) / (85) 8699 9883 (Marluce)
Fonte: http://rccceara.org/2015/07/01/rcc-prepara-equipes-de-servico-para-o-congresso-estadual/