quinta-feira, 22 de setembro de 2011

A nossa realidade é Deus

Caríssimos, não vos perturbeis no fogo da provação, como se vos acontecesse alguma coisa extraordinária. Pelo contrário, alegrai-vos em ser participantes dos sofrimentos de Cristo, para que vos possais alegrar e exultar no dia em que for manifestada sua glória. Que ninguém de vós sofra como homicida , ou ladrão, ou difamador, ou cobiçador do alheio. Se, porém, padecer como cristão, não se envergonhe; pelo contrário, glorifique a Deus por ter este nome. Assim, aqueles que sofrem segundo a vontade de Deus encomendem as suas almas ao Criador fiel, praticando o bem.” (I Pe  4, 12-13.15-16.19)


Deus Pai nos escolheu em Jesus Cristo antes da criação do mundo e nos selou com o Espírito Santo para podermos viver como filhos seus e fazer resplandecer a sua graça que nos foi concedida por Ele no Bem-Amado.(cf Ef 1). Portanto, a nossa vida é Ele, a nossa realidade é Ele. Não são as circunstâncias da nossa vida, não são a nossa família, ou a nossa profissão, ou as coisas que temos que determinam quem nós somos. Independentemente do que está à nossa volta, do que os outros nos dizem ou das coisas que nos acontecem, nós somos filhos e filhas de Deus, escolhidos pelo Pai, resgatados pelo sangue de Jesus e capacitados pelo Espírito Santo para vivermos a nossa vida dando testemunho de que somos filhos.
Tudo na nossa vida vai passar, a não ser pelo amor que recebemos e o amor que damos o resto é tudo passageiro. Só o amor não passa porque o amor vem de Deus e nós somos dele. Tudo na nossa vida pode mudar, só Deus não muda, Ele é estável, seu amor é sempre igual. Podemos perder tudo, mas não a Ele, Ele é para sempre, Ele é o nosso bem, a nossa riqueza, a nossa única certeza. Diante das dificuldades, dores, sofrimentos e perdas que invariavelmente um dia batem à nossa porta, é bom lembrar: a nossa realidade é Deus, não o que nos acontece.   
Diante do sofrimento eminente Jesus disse: “Pai, se for possível afasta de mim este cálice”. Mas, logo em seguida falou: “Contudo não se faça a minha vontade e sim a tua.” Aceitando o que lhe vinha do pai Ele carregou seu calvário até o fim, até poder dizer “Tudo está consumado”. Recentemente, uma pessoa conhecida perdeu o filho jovem em circunstâncias trágicas e ela disse que lembrar de como Jesus aceitou o sofrimento a estava ajudando a carregar o seu. Dizia ainda ter aprendido que é preciso olhar para além do sofrimento e fixar os olhos em Deus. Alguém lhe falou de uma cruz feita com um buraco no meio, para nos lembrar de olhar para além da cruz, como Jesus fez, olhar para o amor de Deus, e não mergulhar no desespero e na dor da perda. Olhar para além da cruz é confiar no amor do Pai e na sua misericórdia, é confiar na sua promessa de que o Espírito Santo estaria eternamente conosco para nos consolar e nos ajudar a bem viver a nossa vida. Quem sofre em Deus, como cristão, fazendo o bem, sempre é consolado. Quem sofre fixando-se na dor e não no amor, conhece o desespero.
Que o Deus da paz conceda a sua paz, que é dinâmica, que realiza coisas nas nossas vidas, a sua paz que tem o poder de curar, para todos o que sofrem, os que estão doentes, os que perderam entes queridos e lhes dê também a capacidade de entender que o seu sofrimento não é vergonha, não é opróbrio, e sim uma oportunidade de testemunhar que são filhos, filhas de Deus.
Maria Beatriz Spier VargasSecretária-geral do Conselho Nacional da RCCBRASIL

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Assembléia Conselho Diocesano RCC - Iguatu

        Neste fim de semana 17 e 18 de setembro na cidade de Iguatu, nos reunimos com o conselho Consultivo, Constitutivo e representantes de ministérios de cidade.
        A reunião deu início no sábado a tarde com um perfeito encontro com Jesus Eucarístico e logo após seguimos na pauta. A noite tivemos a celebração da Santa Missa com Padre Cicero Lemos da paróquia Nossa Senhora do Perpetuo Socorro- Prado, que com muitas alegria selou este dia com uma perfeita homiliana. 17 e 18No domingo iniciamos com a Santa Missa na Capela das irmãs, presidida por Dom José Mauro, que também iniciou nossa manhã nos motivando a uma busca diária a santidade, a nos deixar ser conduzidos e formados pelo poder do Espirito Santo. Logo após seguimos em pauta.
de    setembro na cidade de Iguatu, nos reunimos com o conselho Consultivo, Constitutivo e representa E não poderia deixar de exclamar a especial presença do nosso Pastor: Dom João Costa. Veio nos visitar, cuidar do seu rebanho. Com suas palavras nos mostrou seus projetos e nos motivou a nos animarmos para este tempo de missão e mais, como Jesus disse: AVANCEM PARA ÁGUAS MAIS PROFUNDAS. Nosso coração ficou transbordante de alegria pela sua visita e carinho.ntes de ministérios de cidade.
Conselho Diocesano IguatuConselho Diocesano Iguatu
No domingo iniciamos com a Santa Missa na Capela das irmãs, presidida por Dom José Mauro, que também iniciou nossa manhã nos motivando a uma busca diária a santidade, a nos deixar ser conduzidos e formados pelo poder do Espirito Santo. Logo após seguimos em pauta.E não poderia deixar de exclamar a especial presença do nosso Pastor: Dom João Costa. Veio nos visitar, cuidar do seu rebanho. Com suas palavras nos mostrou seus projetos e nos motivou a nos animarmos para este tempo de missão e mais, como Jesus disse: AVANCEM PARA ÁGUAS MAIS PROFUNDAS. Nosso coração ficou transbordante de alegria pela sua visita e carinho.

"ESTE MOVIMENTO É UMA ESTRATÉGIA / COMPONENTE PARA A RENOVAÇÃO DA IGREJA.

VOS SOIS UMA RESPOSTA PROVIDENCIAL DE DEUS!"

PAPA JOÃO PAULO II



terça-feira, 20 de setembro de 2011

A chegada da cruz peregrina e do ícone de Nossa Senhora

A chegada da cruz peregrina e do ícone de Nossa Senhora, que marcam o início da preparação para a Jornada Mundial da Juventude, à festa católica organizada neste domingo (18), no Campo de Marte, na Zona Norte de São Paulo, emocionou os fiéis que estavam reunidos desde o início da manhã.

Uma missa solene era celebrada com participação de vários bispos e religiosos de todo o estado. O encontro de jovens de diferentes nacionalidades acontecerá em julho de 2013, no Rio de Janeiro. O papa Bento 16 deve vir ao país para acompanhar o evento.
Nem o sol intenso afugentou os fiéis. Copos de água são distribuídos pela organização do evento.

A Jornada Mundial da Juventude foi instituída pelo papa João Paulo 2º. O lema do evento no Brasil será: "Ide, pois, fazer discípulos meus todos os povos".

Ainda neste domingo, os dois símbolos seguem para a Catedral da Sé. Na segunda-feira (19), acontecerão missas e uma procissão pelas ruas do Centro. Eles passarão ainda pelo Santuário São Judas Tadeu, na Zona Sul, e por paróquias no Ipiranga, de Santana e do Brás.

VIVA’RTE na diocese de Iguatu !

Paz e bem!
"Formulo um voto para vós: que a vossa arte contribua para a consolidação duma beleza autêntica que, como revérbero do Espírito de Deus, transfigure a matéria, abrindo os ânimos ao sentido do eterno!" Carta do Papa aos Artistas.
É com imensa alegria baseado no chamado do senhor, que vos convido a manifestar a glória do Pai através da arte que o senhor depositou em vós.
No dia 15/10/2011 acontecerá o VIVA’RTE na diocese de Iguatu uma grande manifestação artística católica uma festa em louvor a Deus. Este evento é promovido pelo Ministério Jovem da Diocese de Iguatu no intuito de cada vez mais propagar uma arte santa que nasce do coração de Deus. Venha mostrar seu ministério de dança e teatro, o mundo anseia por belezas que venham do senhor estas que sejam capazes de levá-lo a um encontro pessoal com o próprio Cristo.
Espero que aceite esse convite, pois é uma grande graça na nossa diocese um momento de alegria para a arte católica. Maiores informações favor entrar em contato conosco. Aguardamos sua resposta e presença neste evento que vai modificar radicalmente seu ministério.
Um abraço fraterno. Deus abençoe a Maria lhe guarde!
Coord. Diocesano Ministério Jovem: Bárbara Nazaré César

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

XI Congresso estadual da RCC Ceará

“Por Causa da tua palavra, lançaremos as redes” (Lc 5,5)
Iniciou na manhã do sábado, 10, o segundo dia do congresso estadual da Renovação Carismática Católica do Ceará (RCC), que acontece em Fortaleza, no ginásio daFaculdade Católica do Ceará, tendo como primeiro momento o santo terço, após foi possível louvar ao Senhor junto com o ministério de música, em seguida a oração que foi ministrada por Lázaro Praxedes, coordenador nacional da
pregação, preparando a todos a vivenciarem as graças do congresso.
Depois desses momentos, aconteceu a primeira pregação ministrada por Reinaldo Besera, assessor para as novas comunidades na comissão da unidade, que veio falar do seguinte tema: “RCC uma estratégia de Deus”, o pregador inicia falando que todos são convidados a exalar o perfume do Espírito Santo que foi derramado sobre cada um com a glorificação de Jesus Cristo, dizendo que quanto mais os carismáticos se abrirem as graças maior é o papel de difundir o Espírito
Santo.Reinaldo ressalta dizendo que o perfume é sentido pelo gesto, pela
postura de cada membro da RCC.
O pregador da continuidade falando que é possível viver uma vocação dentro da
igreja e que para a Renovação Carismática foi dado a graça da manifestação do
pentecostes, e Deus ao suscitar a RCC teve um propósito definido e que aquele
que é chamado a ser membro precisa entender esse propósito, mas antes de tudo é
preciso entender a essência da vocação para que se possa entender o alcance que
Deus quer para a vida de cada um.
Seguindo a pregação Reinaldo levantou algumas questões sobre como foi suscitado a Renovação (O que é RCC?), e diz que é necessário entender essa essência, fala
que a salvação é uma junção conjunta do Pai e do Espírito Santo ao enviar seu
filho a terra.  O pregador explica sobre
o pentecostes dentro da Igreja Católica e que no decorrer dos séculos a igreja
desenvolveu uma cristologia para provar que Jesus Cristo é um Homem Deus. Com
isso foi suscitado a Helena Guerra que reavivasse o Espírito Santo dentro do
Catolicismo que escreve cartas ao Papa Leão XIII, percebendo que ela tem razão.

“Por Causa da tua palavra, lançaremos as redes” (Lc 5,5)
Iniciou na manhã do sábado, 10, o segundo dia do congresso estadual da Renovação Carismática Católica do Ceará (RCC), que acontece em Fortaleza, no ginásio daFaculdade Católica do Ceará, tendo como primeiro momento o santo terço, após foi possível louvar ao Senhor junto com o ministério de música, em seguida a oração que foi ministrada por Lázaro Praxedes, coordenador nacional da
pregação, preparando a todos a vivenciarem as graças do congresso.
Depois desses momentos, aconteceu a primeira pregação ministrada por Reinaldo Besera, assessor para as novas comunidades na comissão da unidade, que veio falar do seguinte tema: “RCC uma estratégia de Deus”, o pregador inicia falando que todos são convidados a exalar o perfume do Espírito Santo que foi derramado sobre cada um com a glorificação de Jesus Cristo, dizendo que quanto mais os carismáticos se abrirem as graças maior é o papel de difundir o Espírito
Santo.Reinaldo ressalta dizendo que o perfume é sentido pelo gesto, pela
postura de cada membro da RCC.
O pregador da continuidade falando que é possível viver uma vocação dentro da
igreja e que para a Renovação Carismática foi dado a graça da manifestação do
pentecostes, e Deus ao suscitar a RCC teve um propósito definido e que aquele
que é chamado a ser membro precisa entender esse propósito, mas antes de tudo é
preciso entender a essência da vocação para que se possa entender o alcance que
Deus quer para a vida de cada um.
Seguindo a pregação Reinaldo levantou algumas questões sobre como foi suscitado a Renovação (O que é RCC?), e diz que é necessário entender essa essência, fala
que a salvação é uma junção conjunta do Pai e do Espírito Santo ao enviar seu
filho a terra.  O pregador explica sobre
o pentecostes dentro da Igreja Católica e que no decorrer dos séculos a igreja
desenvolveu uma cristologia para provar que Jesus Cristo é um Homem Deus. Com
isso foi suscitado a Helena Guerra que reavivasse o Espírito Santo dentro do
Catolicismo que escreve cartas ao Papa Leão XIII, percebendo que ela tem razão.